Translate

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Bolo de espinafres e agrião








Para terminar uma refeição reconfortante, aqui está uma sugestão, este bolo maravilhoso.
Arrisque e experimente, vai ver que se surpreende.




Ingredientes

2 Chávenas de açúcar
2 Chávenas de farinha
1 Chávenas de óleo
1 Chávenas de água quente
4 Ovos
1 Colher de café de fermento
½ (meio) Molhe de agrião
½ (meio) Molhe de espinafres
250ml de molho de chocolate

Confeção

Coloque num copo misturador os agriões os espinafres, o copo de óleo, misture até ficar com um líquido uniforme e reserve.

Numa vasilha coloque os ovos, o açúcar, a farinha, a colher de fermento, a mistura feita anteriormente e bata tudo com a batedora. De seguida adicione a água quente e bata tudo com a batedora até obter uma mistura uniforme.
Numa forma untada com manteiga e farinha (ou antiaderente) coloque a massa do bolo e leve ao forno durante 45 minutos a 200º (se o bolo começar a queimar coloque uma folha de papel de alumínio em cima do bolo). Depois do bolo cozido (quando picar com um palito e não vier massa pegada) retire do forno e deixe arrefecer antes de colocar o molho de chocolate.

Quando já estiver morno corte o bolo ao meio e recheie-o com chocolate, tape com a outra metade e cubra com o restante chocolate.

Dica: Para fazer um molho de chocolate caseiro delicioso, coloque num tacho, um terço de uma tablete de chocolate de cozinha, juntamente com uma colher de sopa de manteiga e 50ml de leite e derreta o chocolate até obter uma mistura uniforme (se for necessário adicione mais leite e continue a mexer até obter a mistura uniforme e cremosa)

Agradecimento aos visitantes do blog



Passadas três semana da formação de kaseiramentebom e, após ter falado com várias pessoas, para grande satisfação minha, tenho verificado que algumas já utilizam este blog como inspiração, pois por vezes chegamos a casa e não sabemos que fazer para o jantar. Outras utilizam também como guia para confecionar ingredientes que até então não sabiam com fazê-lo.

É com muito agrado que agradeço a todos os que consultam este blog e peço para que, quando confecionarem alguma das minhas receitas que me escrevam um feedback sobre como correu e, ou, me enviem ideias de receitas que gostavam que aparecesse aqui.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Bacalhau leve no forno




Uma ótima sugestão para um convívio em família, ou com amigos, para este fim-de-semana.







Ingredientes

2 Postas médias de bacalhau
200ml de natas
Pimenta q.b.
Sal q.b.
4 Colheres de farinha
4 Ovos (separe as gemas da clara e reserve ambos)
1 Folha de louro
1 Cebola média
2 Dentes de alho
1 Colher de sopa de azeite
Uma chávena de café de água da cozedura do bacalhau

Confeção

Coza o bacalhau e desfie-o em lascas e reserve.

Pique muito bem a cebola e coloque-a numa frigideira juntamente com e azeite, a folha de louro, o alho picado e deixe refogar. Quando a cebola estiver transparente adicione o bacalhau, a farinha, as gemas e misture tudo muito bem (este processo tem de ser rápido para não colar ao fundo). Adicione a chávena de água da cozedura do bacalhau e misture até ficar com um creme espesso. Por fim adicione as natas, misture novamente até ficar com um creme espesso, retire do fogo e deixe arrefecer um pouco.

Bata as claras em castelo e misture com o creme anteriormente preparado (quando já estiver morno). Atenção misture com leveza, utilizando uma colher, para não retirar o ar das claras. Coloque num tabuleiro untado com manteiga e leve ao forno, previamente aquecido a 200º, por 30 minutos.

Quando o bacalhau estiver pronto não abra logo o forno, vá abrindo aos poucos para não baixar (assim ficará fofo e leve). Este processo poderá levar um minuto. Sirva logo que saia do forno e acompanhe com uma bela salada verde