Translate

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Bochecha de porco com molho de queijo



Mais uma reconfortante refeição para degustar no aconchego do seu lar.





Dica: Coloque nos seus cozinhados todo o amor que lhes possa conceder.
      Quando cozinhamos com amor tudo sai muito mais saboroso.


 
Ingredientes

Bochecha
6 Bochechas de porco (limpas)
2 Dentes de alho
100 ml de Vinho branco
2 Colheres de sopa de molho de soja
Pimenta q.b.
Sal q.b.
1 Colher de sopa de azeite
1 Folha de louro
2 Colheres de sopa de açúcar amarelo

Molho de queijo
6 Colheres de sopa de queijo creme (com sabor forte para dar sabor a queijo ao molho)
200ml de nata (podem ser utilizadas natas de soja que fazem o molho ficar mais leve)
1 Colher de café de alho em pó
1 Colher de sopa (pouco cheia) de azeite
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Batatinhas gratinadas
6 Batatas médias
150ml de leite
1 Colher de manteiga
Pimenta q.b.
Sal q.b.
2 Gemas de ovo
2 Colheres de farinha
Sementes de sésamo q.b.

Confeção

(Bochecha)
Inicie com a confeção do tempero das bochechas.
Numa frigideira coloque o azeite, o açúcar amarelo, o molho de soja, uma pitada de sal, a folha de louro e engrosse ao fogo. Quando começar a engrossar adicione o vinho branco e deixe novamente apurar (voltar a fazer um molho ligeiramente grosso).

Limpe as bochechas de todas a gorduras visíveis e tempere-as com sal e pimenta (deixe neste tempero 5 minutes aproximadamente). De seguida adicione o preparado confecionado anteriormente (ainda quente e só após estar bem apurado) numa vasilha funda, adicione as bochechas e envolva-as bem no preparado. Aqueça previamente o forno 150º, deite as bochechas com o preparado num tabuleiro e coloque-as no forno (a meio do forno) aproximadamente 45 minutos. Quando estiver cozinhado retire do forno e reserve.

(Molho)
Numa frigideira coloque o azeite, o alho em pó e deixe alourar ligeiramente (atenção que facilmente começa a queimar), adicione as natas e queija creme. Deixe apurar e tempere com sal e pimenta, prove para verificar o tempero, retifique se necessário e reserve.

(“batatinhas” gratinadas)
Entretanto faça o puré de batata. Descasque as batatas corte-as em fatias finas (para facilitar a cozedura), tempere com uma pitada de sal, coloque-as num tacho meio cheio de água e deixe cozer. Quando estiverem cozidas esmague-as bem com um garfo, adicione o leite, uma colher de manteiga, uma pitada de pimenta, retifique o tempero (sal), adicione uma gema de ovo, as colheres de farinha e misture tudo muito bem (irá ficar com uma mistura relativamente sólida, capaz de ser retirada à colherada). Coloque num tabuleiro papel vegetal e coloque colheradas de puré para formar as “batatinhas” (separadas umas das outras). Por fim pincele as “batatinhas” com a gema de ovo, decore com as sementes de sésamo e leve ao forno (a 250º) aproximadamente 15 minutos até ficarem douradinhas.

Antes de levar à mesa corte as bochechas ainda quentes em fatias, regue com o molho de queijo e sirva acompanhadas com as batatinhas gratinadas e salada de rúcula com pera rocha.

Sem comentários:

Enviar um comentário